Volvo lidera vendas de caminhões pesados Euro 6 no Brasil em 2024
Volvo confirmou sua posição de protagonismo no setor de transporte de cargas no Brasil em 2023. Com 10.296 unidades Euro 6 licenciadas dos modelos FH, FM e FMX a marca conquistou 30,7% de participação em caminhões pesados equipados com essa tecnologia de emissões. Na linha VM as entregas da marca em veículos Euro 6 também foram expressivas, com 3.724 unidades e 27% de share, considerando veículos semipesados e pesados.
“Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado teve grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Ao todo, a Volvo entregou 19.647 caminhões no Brasil em 2023. Desse total, 14.020 unidades foram de veículos Euro 6, tecnologia de emissões que passou a ser obrigatória em veículos produzidos no País no ano passado.
Na América Latina foram 23.652 caminhões Volvo entregues. Além do Brasil, que representou 83% deste volume, outros mercados de destaque foram o Peru (2.007 unidades) e Chile (1.351 unidades).
Volvo FH segue liderando
Com 7.200 unidades emplacadas, o FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as classes, uma posição alcançada pela quinta vez consecutiva. Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. “Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 como a Volvo”, assegura Cavalcanti.
Linha VM
Com uma expansão gradativa, a linha VM continua ganhando espaço em diferentes áreas do transporte. No ano passado, os modelos VM Euro 6 pesados e semipesados ficaram com 27% de market share nos segmentos onde operam. Esses caminhões transportam cargas diversas como hortifrutigranjeiros, insumos de construção, bebidas, refrigerados, alimentos e em uma infinidade de outras mercadorias, seja em operações urbanas, regionais, de curta, média ou longa distância. A nova geração VM é equipada com motor de fabricação própria da Volvo, com potências maiores (290cv e 360cv) e até 10% mais econômico. Em 2023 houve 6.896 emplacamentos de caminhões VM, sendo 3.724 unidades de versões Euro 6 do modelo.
Fora de estrada
A Volvo também manteve sua ótima posição no segmento vocacional, com veículos para atender desde o setor de construção leve com o VMX, até o transporte muito severo, com o FMX 540 cv para 250 toneladas. A marca ficou na liderança em modelos para a cana de açúcar, com 34% de market share, e também em caminhões para a indústria florestal, com 36% de participação. “Nossa linha tem tecnologia, robustez, durabilidade e muita eficiência para operações off-road”, observa Cavalcanti.